Pesquisar

terça-feira, 24 de abril de 2018

Ética da solidariedade antropocósmica - TURMA 33211 (2018.1)

Disciplina: Ética, cidadania e Meio Ambiente
Curso de Comércio - Subsequente
 
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: ética e o uso das tecnologias da informação e da comunicação
OBS.: Pensar relação da ética e da tecnociência.
 
Ética da solidariedade antropocósmica

Existe um conflito entre a ciência e a ética. Desse modo, devemos pensar uma ética que dialogue com a tecnociência.
Até o século XX a filosofia, portanto, a ética era estritamente voltada para as ações humanas numa perspectiva abstrata e metafísica.
Após a Revolução Industrial como podemos pensar a ciência, a tecnologia e sua relação íntima com a ética? O campo da pesquisa ficou muito mais inseguro e inconstante.
Assim, se a ética parte do foro íntimo então como pensar nas experiências científicas dotadas de neutralidade?
A questão é que as transformações científicas tem alterado as rotinas, as experiências, portanto, o cotidiano das pessoas.
Surge novamente outra pergunta: como pensar a estrutura comportamental das pessoas?
A ciência não dá conta de quais explicações por se tratar de questões do ponto de vista ético.
A questão não é combater a TECNOLOGIA, mas dar um destino a ela que seja a melhor maneira de viver nesse ambiente.

No que consiste a felicidade? (VAMOS PENSAR NISSO!)

“O crescimento incontrolado da informática interfere na privacidade do homem e a economia globalizada tende a enfraquecer a capacidade de decisão autônoma dos governantes e aumenta pobreza e a dependência no mundo inteiro” (p. 22-23).

Como libertar o homem das engrenagens da ciência sem minimizá-la?

“A ética e as ciências humanas em geral acusaram a tecnologia de ser um sistema que funciona em circuito fechado, sem finalidade, a não ser a de produzir bens, provocar consumo sem limites para tornar a produzir mais e ganhar mais ainda: é a ciranda viciosa e vertiginosa do lucro. A tecnologia, por sua vez, acusa a ética de estar assentada em princípios absolutos, atemporais, imutáveis com os quais procura impor-se à ciência e reduzi-la à obediência de suas normas”(p. 23).

Convivência entre ciência e ética

Não há lugar para uma ética imperial. O diálogo é o caminho certo que enriquece a ética e humaniza a própria tecnociência.
Qual a função libertadora da ciência?
Há três modos de qualidade de vida: a qualidade de vida material (o bem-estar biológico), a qualidade de vida ética (prática das virtudes) e a qualidade de vida transcendental (sacralidade - religião).
FONTE:

PEGARARO, Olinto A.. Ética e bioética: da subsistência à existência. ed. 2. Petrópolis: Vozes, 2010.

Nenhum comentário: