Disciplina: Ética, cidadania e Meio Ambiente
Curso de Comércio - Subsequente
OBS.: Pensar relação da ética e da tecnociência.
Ética
da solidariedade antropocósmica
Existe um conflito
entre a ciência e a ética. Desse modo, devemos pensar uma ética que dialogue
com a tecnociência.
Até o século XX a
filosofia, portanto, a ética era estritamente voltada para as ações humanas
numa perspectiva abstrata e metafísica.
Após a Revolução Industrial
como podemos pensar a ciência, a tecnologia e sua relação íntima com a ética? O
campo da pesquisa ficou muito mais inseguro e inconstante.
Assim, se a ética parte
do foro íntimo então como pensar nas experiências científicas dotadas de
neutralidade?
A questão é que as
transformações científicas tem alterado as rotinas, as experiências, portanto,
o cotidiano das pessoas.
Surge novamente outra
pergunta: como pensar a estrutura comportamental das pessoas?
A ciência não dá conta
de quais explicações por se tratar de questões do ponto de vista ético.
A questão não é
combater a TECNOLOGIA, mas dar um destino a ela que seja a melhor maneira de
viver nesse ambiente.
No que consiste a
felicidade? (VAMOS PENSAR NISSO!)
“O crescimento incontrolado da
informática interfere na privacidade do homem e a economia globalizada tende a
enfraquecer a capacidade de decisão autônoma dos governantes e aumenta pobreza
e a dependência no mundo inteiro” (p. 22-23).
Como libertar o homem das engrenagens da
ciência sem minimizá-la?
“A ética e as ciências humanas em
geral acusaram a tecnologia de ser um sistema que funciona em circuito fechado,
sem finalidade, a não ser a de produzir bens, provocar consumo sem limites para
tornar a produzir mais e ganhar mais ainda: é a ciranda viciosa e vertiginosa
do lucro. A tecnologia, por sua vez, acusa a ética de estar assentada em
princípios absolutos, atemporais, imutáveis com os quais procura impor-se à
ciência e reduzi-la à obediência de suas normas”(p. 23).
Convivência
entre ciência e ética
Não há lugar para uma
ética imperial. O diálogo é o caminho certo que enriquece a ética e humaniza a
própria tecnociência.
Qual a função
libertadora da ciência?
Há três modos de
qualidade de vida: a qualidade de vida material (o bem-estar biológico), a
qualidade de vida ética (prática das virtudes) e a qualidade de vida transcendental
(sacralidade - religião).
FONTE:
PEGARARO, Olinto A.. Ética e
bioética: da subsistência à existência. ed. 2. Petrópolis: Vozes, 2010.
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