Pesquisar

terça-feira, 22 de agosto de 2017

ARTIGO DE OPINIÃO - DESCONSTRUÇÃO DO ESTIGMA SOCIAL DA ZONA OESTE



IFRR no contexto da violência
Júlia Rodrigues Costa
Acadêmica do curso FIC – Assistente de Vendas



Existe um ideário que a mídia transmite para a sociedade a respeito da Zona Oeste da capital de Roraima, que se trata de o lugar que as pessoas estão emersas na violência, além serem mal educadas e de péssimo caráter, como se naquela localidade fosse o único lugar em que há violência, seja ela qual forma adotar (física, verbal, entre outros).
Ao se pensar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR, campus Boa Vista Zona Oeste, percebe-se que se trata da forma que a sociedade encontrou para tentar amenizar a violência. Mas não seria uma hipocrisia? Já que a violência não existe somente lá, mas em todos os lugares, inclusive, naqueles que o IFRR está inserido. Entretanto, a maioria da sociedade continua achando que esse problema é somente da Zona Oeste da capital, sendo que boa parte dos casos de violência é causado por infratores de outros bairros. No entanto, a fama de lugar ainda persiste: lugar perigoso e violento.
Quando as pessoas falam “tinha que ser Zona Oeste”, o que elas querem dizer com isso: que somos os bandidos ou que não possuem pessoas de bem?
Sinceramente não sei a resposta, mas o que sei é que a maioria das pessoas que moram naqueles bairros escutam diariamente esse tipo de expressão.
Esse fato nos permite considerar que nossa sociedade é muito hipócrita.

Obs.: Texto produzido na disciplina de Ética, Cidadania e Meio Ambiente, curso Assistente de Vendas, prof. MSc. Denison Rafael Pereira da Silva.

Nenhum comentário: